segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conselho: Iniciando uma conversa


O jeito mais fácil de se estabelecer um diálogo é participar de uma conversa que já esteja rolando. Espere até que surja um assunto sobre o qual você possa dar sua opinião. Respire fundo, limpe a garganta e fale.
Tente não se preocupar consigo mesma, nem com o fato de que suas bochechas estão vermelhas, que sua voz está falhando, que você está se movendo como se estivesse possuída e que sua língua está tão seca que parece o Deserto do Saara. Você pode até se preocupar, pensando que todos estão pensando mal de você, mas não estão. Todos estão muito ocupados pensando em si mesmos. E, provavelmente, estão tão nervosos quanto você. Repare nas outras pessoas e concentre-se em qualquer outra coisa que não seja você mesma. Mas tente parecer simpática ao fazer isso. Você não quer que os outros se sintam ainda mais desconfortáveis, certo?
Faça perguntas, tenha alguns ”trunfos” prontos para quando surgir a oportunidade.
Todo mundo adora falar de si próprio. Entretanto, não fale demais sobre você mesma, ou vai chatear sua platéia. Em vez disso, procure se interessar pelos outros. Faça perguntas cujas respostas não sejam simplesmente ”sim” ou ”não”. Responda ao que lhe perguntarem e faça novas perguntas. Sem perceber, você já estará conversando. Ou então, a pessoa com quem você está falando é mais tímida que você.

(Camila Cabral - Meninas em Crise)

Nenhum comentário:

Postar um comentário